Quantcast
Channel: Empório Chug-a-Lug
Viewing all articles
Browse latest Browse all 31

Vinhos de Barricas – O vinho Barricado

0
0

Um pouco de história sobre os barris e dos vinhos de barricas:

Vinhos de Barricas

Os barris de madeira vêm sendo utilizados para armazenagem de produtos há muito tempo inclusive para distribuição dos vinhos de barricas. Historiadores identificaram pinturas em tumbas egípcias, datadas de 2.600 A.C, tinas de madeira feitas de aduelas, amarradas com aros e sua função era medir trigo. E em outra tumba, datada de 1.600 A.C. hieróglifos mostram tinas feitas de aduelas e utilizadas na colheita de uvas. Contudo, o barril como conhecemos hoje, foi provavelmente desenvolvido pelos celtas.

Por volta de 350 A.C, eles já usavam recipientes de madeira estanques em forma de barril que eram capazes de resistir ao estresse e podiam ser rolados e empilhados. Na Roma antiga, existem registros do historiador Plínio revelando que a tanoaria na Europa se originou com os gauleses, que armazenavam suas bebidas em tonéis de madeira amarrados com aros revestidos com piche para prevenir vazamentos e preservar o vinho.

Por quase 2.000 anos, os barris foram a forma mais conveniente de transporte ou contêiner de armazenamento para aqueles que podiam comprá-los. Todos os tipos de mercadorias a granel, de pregos a moedas de ouro, eram armazenados neles. Sacos e a maioria das caixas eram mais baratos, mas não eram tão resistentes e eram mais difíceis de manusear com o mesmo peso. Na Grã-Bretanha anglo-saxã, barris de madeira eram usados para armazenar cerveja, mel e hidromel.

O uso de barris para o transporte de produtos a granel perdeu lentamente sua importância no século 20 com a introdução da logística baseada em paletes e conteinerização. No entanto, continuam a ter grande importância no envelhecimento de vinhos e bebidas destiladas.

O vinho Barricado

Vinho Tinto BarricadoO vinho Barricado, é um vinho português fabricado pela renomada Vinícola Casa Relvas na região do Alentejo. A Casa Relvas é umas das vinícolas que vem se destacando ano após ano com diversas premiações internacionais, recebendo em 2006, com o vinho Herdade São Miguel, 90 pontos no Robert Parker.

O conceito de vinho “barricado” remete a passagem dos vinhos em barricas de carvalho, podendo ser em carvalho americano ou francês. Os vinhos que passam por estágio em barricas de carvalho têm seus taninos suavizados e adquirem aromas terciários da madeira. Os vinhos que estagiam em barricas de carvalho americano tendem a apresentar aromas de coco e baunilha, e os que estagiam em barricas de carvalho francês, apresentam aromas de couro, tabaco, animal, charcutaria e tosta, além de notas de baunilha que é comum aos dois tipos de madeira.

O Vinho Barricado da Casa Relvas é um blend das uvas Aragonês (40%), Alicante Bouschet (30%), Trincadeira (20%) e Touriga Nacional (10%), todas uvas típicas da região do Alentejo, onde se localizam os terroirs da vinícola. É um vinho produzido a partir de uvas colhidas à mão, o que destaca o cuidado e a qualidade dos vinhos da Casa Relvas. Sua coloração é vermelho rubi intenso, possui corpo equilibrado, acidez média e taninos e notas de madeira de forma muito equilibrada. Apresenta aromas frutados, como cereja e framboesa, e notas de especiarias, como baunilha, café e pimenta.

O Barricado é um vinho extremamente agradável, fácil de beber, que combina com todas as ocasiões. Harmoniza com cordeiros, cozidos de carne, carnes vermelhas em geral, linguiças, alheira, massas com molho bolognesa e queijos duros.

Não perca a oportunidade de degustar um vinho de excelente qualidade, versátil e com um ótimo custo x benefício. Confira em nossa loja!

O post Vinhos de Barricas – O vinho Barricado apareceu primeiro em Empório Chug-a-Lug.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 31

Latest Images





Latest Images